sexta-feira, 6 de maio de 2011

Oficina de Música

As oficinas de música têm como objetivos aproximar os jovens da música em geral, com a prática de canto e do uso de violão de cajon. Além de estimular o convívio social, pois a música traz alegria, a oficina é uma forma deles se descontraírem.

Oficina de Letramento

Geralmente as crianças antes de estarem alfabetizadas compreendem a função da língua escrita pois vivem num ambiente em que os pais utilizam a leitura e a escrita no cotidiano, deixando recados, fazendo listas de compras, consultando a lista telefônica, registrando endereços e telefones em agendas, mandando e-mails, enfim, se comunicando através da escrita das mais variadas formas.

Ao considerarmos a localização da Casa Brasil que abriga o Tabor, verificamos que o contexto social não é o descrito acima. Assim, com um alto índice de analfabetismo e de alfabetismo funcional, os educadores perceberam que os educandos, apesar do domínio do código escrito ainda não conseguem ter bem claro o seu uso social e a compreensão dos mais variados tipos de textos que permeiam a vida diária.

Como estratégia para minimizar esta situação foi proposta pela coordenação pedagógica as oficinas de letramento. Segundo Soares (2003, p. 15-25), letramento é “o processo de apropriação das práticas sociais de leitura e de escrita acrescido do envolvimento com as práticas sociais da leitura e da escrita”. Kleiman (1995, p.22) define letramento como “um conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos”.

Desta forma, o grande objetivo da oficina de letramento é que as crianças percebam a importância de aprender o código e a habilidade para usá-lo. Assim, ao trabalhar com a literatura e os diversos textos, lendo, escrevendo e criando, pretende-se que elas ampliem e diversifiquem a visão e a interpretação sobre o mundo e sobre a vida.

Importante ressaltar que as oficinas de letramento não ocorrem apenas em salas fechadas da Casa Brasil. O letramento ocorre na rua quando participam de algum evento, quando estão na praça jogando, quando se deparam com placas de trânsito, quando utilizam o trem ou o ônibus, quando cantam, e nas mais diversas atividades que acontecem nos módulos da instituição.

Para que as oficinas atendam aos objetivos procuramos saber: as práticas sociais dos alunos, planejamos as atividades de linguagem escrita e a utilidade que estas possam ter para os educandos, leitura, interpretação e escrita que funcionem dentro da sociedade e que desenvolvam a criatividade, a crítica e a autonomia. Respeitar o conhecimento prévio do aluno, sua fala, sua cultura, avaliar sem objetivar promoção, promover a auto-estima, a convivência, o espírito cooperativo, contextualizando as atividades e especialmente as questões afetivas. Luck (1983, p. 23) ao analisar o desempenho cognitivo discente, alude que, “aumentando-se a intensidade de comportamentos do domínio afetivo, obtém-se diretamente maior intensidade de comportamento do domínio cognitivo”.

Oficina de Fotografia

Na história do homem, a imagem é cada vez mais valorizada. Ela tem o poder simbólico, que cria mundos, constrói o imaginário das pessoas e os conceitos vão reger nossa vida. A televisão, o cinema, as revistas, os jornais e out-doors têm na sua base a fotografia, que mostra o indizível e induz sentimentos e comportamentos.

Temos como principais objetivos:

- Ensinar sobre o processo de formação da imagem: importância da luz, tipos de enquadramentos;

- Abordar o processo de registro das imagens, desde as pinturas rupestres da Pré-História até o cinema, que é fotografia em movimento;

- Apresentar os principais fotógrafos através de suas imagens mais significativas;

- Expor as ferramentas básicas da câmera digital e propor a prática fotográfica;

- Explorar formas alternativas de fotografia: foto com laser e lanternas.

- Propiciar a análise do material produzido por cada participante pelo grupo a fim de incentivá-los a ouvir os comentários dos demais e a fazer sugestões positivas aos colegas;

- Incentivar o olhar crítico em relação às imagens que nos cercam e qual poder que elas têm em nossa sociedade.

Como estratégias de ensino são utilizadas aulas expositivas com uso do projetor sobre as especificidades da fotografia, na parte prática, o exercício da fotografia no interior e exterior da Casa Brasil. Ressaltando a importância da imagem na sociedade, e seu poder, oportunizando momentos de reflexão e desenvolvimento do senso crítico.

Também estamos trabalhando a produção textual ligada a alguma imagem, para que eles percebem a possibilidade de diversas criações escritas a partir da uma mesma fotografia.



Oficina de Informática


A oficina de informática tem como principal objetivo a apresentação de ferramentas de conhecimento técnico e inclusão digital. Atualmente está sendo ministrada pelos educadores (oficinas de convivência).

Utilizamos também como um recurso para a execução e integração das demais oficinas. É aberto também um espaço para a realização de pesquisas escolares.

Através de parcerias estamos procurando aprimorar esta oficina, para proporcionar aos alunos um atendimento mais qualificado que atenda nossos objetivos, inserindo de fato essas crianças e adolescentes no mundo tecnológico.

Oficina de Teatro

As oficinas de teatro têm como principais objetivos:

- Exercitar e aprimorar consciência e linguagem oral e corporal;

- Desenvolver coordenação motora e capacidades físicas;

- Buscar compreensão e entendimento dos temas tratados. Construir pensamento lógico e claro.

- Desenvolver habilidades de expressão individual e em grupo.

- Auto-conhecimento.

- Reconhecimento, integração e fortalecimento do grupo.

- Integrar atividades da oficina aos temas trabalhados no projeto como um todo.

- Desenvolver a socialização.

- Apresentar e treinar a disciplina como forma de atingir os objetivos;

- Despertar e incentivar a criatividade;

- Aprimorar o senso rítmico;

- Valorizar a integração e o trabalho coletivo.

Para isso, utilizamos jogos cooperativos, lúdicos, individuais e coletivos. Priorizando o planejamento compartilhado com os alunos e equipe de profissionais do projeto. As improvisações, jogos de musicalização e livre expressão com música também colorem nossas oficinas.

Os jogos para a percepção do corpo, exploração do espaço e corpo no espaço, a leitura e narração fazem parte do trabalho.

No início, foi complicado pois a convivência entre eles era bastante espinhosa, com muitas implicâncias, discriminações e até bulling. Demoramos um tempinho até que eles tivessem noções de convivência pacífica, e limites e essas dificuldades foram superadas com o apoio da equipe de profissionais, através de muitas conversas e ações pontuais.

A formação efetiva de vínculos está em constante desenvolvimento, o grupo deve ser fortalecido no que tem de melhor, bem como a capacidade de se expressar artisticamente, seja através das palavras, poesias, músicas, dança e teatro.

Não se tem por princípio a preocupação de montar nenhum espetáculo, mas pequenas esquetes onde expressem valores, temas e interesses individuais e coletivos. Tampouco se tem pretensões terapêuticas mas acaba-se por auxiliar a detecção de problemas mais graves individuais e do grupo, relacionados a atuação, auto-compreensão, socialização, aprendizagem cognitiva e emocional, modificações comportamentais, além da saúde física e psicológica, autonomia e liderança, servindo como um apoio também para o restante da equipe.


Oficina de capoeira

Fundamentada em um estilo contemporâneo, respeita os diferentes gostos (capoeira angola e regional), tornando-se mas abrangente e aceito em nosso contexto.

Objetivamos:

  • Criar e desenvolver nos alunos o espírito de grupo e de união;

  • Fomentar o sentimento de amizade e lealdade entre o grupo;

  • Valorizar as potencialidades do indivíduo enquanto ser social, integrando-o ao grupo e a comunidade;

  • Divulgar e difundir a arte da capoeira para a comunidade;

  • Informar sobre origem e a história da capoeira, dentro do contexto social, traçando paralelo com a história do Brasil;

  • Resgatar os princípios fundamentais da capoeira, preservá-los e divulgá-los de maneira clara, enfatizando as tradições e ritualística;

  • Ensinar a técnica dos movimentos de forma que possam vir a praticá-la de maneira criativa e prazerosa.

Na oficina são trabalhadas as grandes sinergias musculares e as qualidades físicas em geral, principalmente a coordenação motora, equilíbrio, ritmo e flexibilidade, produção do movimento em progressão pedagógica acompanhado de explicações sobre a técnica, outra estratégia utilizada é a participação e integração de alunos de outros grupos seguindo a proposta Vygotskyana de aprendizagem (Zona de desenvolvimento Proximal).


Oficina de Biodanza

A Biodanza® é um sistema de integração afetivo-motora baseado em vivências induzidas pela dança, música e situações de encontro em grupo. A proposta é que os participantes dancem e resgatem a alegria de viver, vinculem-se consigo mesmo e com o outro realizando trocas afetivas que estimulam a auto-estima e o autoconhecimento. O Sistema Biodanza® é aberto à comunidade e não propõe um modelo de comportamento. É caracterizado pelo respeito e a valorização da diversidade, resgatando ações e comportamento que permitam à evolução da vida, sendo assim, um mediador entre cultura e vida.

Biodanza® usa uma metodologia vivencial dando ênfase à experiência vivida mais do que à informação verbal; permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão. O paradigma filosófico fundamental da Biodanza® é o Princípio Biocêntrico, ou seja: o pressuposto que todo o universo (inclusive os seres humanos) está organizado em função da vida. Dentro da concepção da Biodanza®, o que se pretende é resgatar a sacralidade da vida.

Busca-se o fortalecimento da identidade, Integração de grupo, resgate da alegria, desenvolvimento afetivo-motor, motricidade fina e ampla, arte como expressão plástica da emoção, o despertar da curiosidade científica, noções ecológicas, geográficas, biológicas e física de forma lúdica e abrangente, contemplando a Educação Biocêntrica.

Oficina de Convivência

Um dos objetivos mais importantes do processo de convivência consiste em que as crianças aprendam o que é considerado correto em seu meio e o que se julga incorreto; ou seja, que possam conseguir um nível elevado de conhecimento dos valores morais que regem sua sociedade e se comportem de acordo com eles. Isto é conseguido através de um processo de construção e interiorização destes valores, construindo em conjunto (crianças e educadores) as regras para uma melhor convivência.

São trabalhados diversos temas através da “Pedagogia de Projetos” a partir do interesse das crianças ou de necessidades. Para desenvolver o trabalho utilizamos de diversas estratégias são elas: arte terapia, contação de histórias, jogos, jogos cooperativos, filmes, dinâmicas, brincadeiras e dentre estas diferentes recursos.

Isto tem auxiliado na construção da identidade, na aquisição de princípios éticos e morais que permeiam a sociedade. As crianças trazem suas dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e com auxílio dos educadores estão saciando suas ansiedades.

Grade de oficinas do Tabor

Turno da Manhã

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

8h30

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

9h-10h

Convivência

Convivência

Convivência

Convivência

Convivência

10h-11h30

Biodança

Capoeira

Teatro

Informática

Convivência


Turno da Tarde

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

13h30

Letramento

Música

Teatro

Fotografia

Capoeira

15h-15h30

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

15h30-16h30

Convivência

Convivência

Convivência

Informática

Convivência