Na história do homem, a imagem é cada vez mais valorizada. Ela tem o poder simbólico, que cria mundos, constrói o imaginário das pessoas e os conceitos vão reger nossa vida. A televisão, o cinema, as revistas, os jornais e out-doors têm na sua base a fotografia, que mostra o indizível e induz sentimentos e comportamentos.
Temos como principais objetivos:
- Ensinar sobre o processo de formação da imagem: importância da luz, tipos de enquadramentos;
- Abordar o processo de registro das imagens, desde as pinturas rupestres da Pré-História até o cinema, que é fotografia em movimento;
- Apresentar os principais fotógrafos através de suas imagens mais significativas;
- Expor as ferramentas básicas da câmera digital e propor a prática fotográfica;
- Explorar formas alternativas de fotografia: foto com laser e lanternas.
- Propiciar a análise do material produzido por cada participante pelo grupo a fim de incentivá-los a ouvir os comentários dos demais e a fazer sugestões positivas aos colegas;
- Incentivar o olhar crítico em relação às imagens que nos cercam e qual poder que elas têm em nossa sociedade.
Como estratégias de ensino são utilizadas aulas expositivas com uso do projetor sobre as especificidades da fotografia, na parte prática, o exercício da fotografia no interior e exterior da Casa Brasil. Ressaltando a importância da imagem na sociedade, e seu poder, oportunizando momentos de reflexão e desenvolvimento do senso crítico.
Também estamos trabalhando a produção textual ligada a alguma imagem, para que eles percebem a possibilidade de diversas criações escritas a partir da uma mesma fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário