- Exercitar e aprimorar consciência e linguagem oral e corporal;
- Desenvolver coordenação motora e capacidades físicas;
- Buscar compreensão e entendimento dos temas tratados. Construir pensamento lógico e claro.
- Desenvolver habilidades de expressão individual e em grupo.
- Auto-conhecimento.
- Reconhecimento, integração e fortalecimento do grupo.
- Integrar atividades da oficina aos temas trabalhados no projeto como um todo.
- Desenvolver a socialização.
- Apresentar e treinar a disciplina como forma de atingir os objetivos;
- Despertar e incentivar a criatividade;
- Aprimorar o senso rítmico;
- Valorizar a integração e o trabalho coletivo.
Para isso, utilizamos jogos cooperativos, lúdicos, individuais e coletivos. Priorizando o planejamento compartilhado com os alunos e equipe de profissionais do projeto. As improvisações, jogos de musicalização e livre expressão com música também colorem nossas oficinas.
Os jogos para a percepção do corpo, exploração do espaço e corpo no espaço, a leitura e narração fazem parte do trabalho.
No início, foi complicado pois a convivência entre eles era bastante espinhosa, com muitas implicâncias, discriminações e até bulling. Demoramos um tempinho até que eles tivessem noções de convivência pacífica, e limites e essas dificuldades foram superadas com o apoio da equipe de profissionais, através de muitas conversas e ações pontuais.
A formação efetiva de vínculos está em constante desenvolvimento, o grupo deve ser fortalecido no que tem de melhor, bem como a capacidade de se expressar artisticamente, seja através das palavras, poesias, músicas, dança e teatro.
Não se tem por princípio a preocupação de montar nenhum espetáculo, mas pequenas esquetes onde expressem valores, temas e interesses individuais e coletivos. Tampouco se tem pretensões terapêuticas mas acaba-se por auxiliar a detecção de problemas mais graves individuais e do grupo, relacionados a atuação, auto-compreensão, socialização, aprendizagem cognitiva e emocional, modificações comportamentais, além da saúde física e psicológica, autonomia e liderança, servindo como um apoio também para o restante da equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário