sexta-feira, 6 de maio de 2011

Oficina de Teatro

As oficinas de teatro têm como principais objetivos:

- Exercitar e aprimorar consciência e linguagem oral e corporal;

- Desenvolver coordenação motora e capacidades físicas;

- Buscar compreensão e entendimento dos temas tratados. Construir pensamento lógico e claro.

- Desenvolver habilidades de expressão individual e em grupo.

- Auto-conhecimento.

- Reconhecimento, integração e fortalecimento do grupo.

- Integrar atividades da oficina aos temas trabalhados no projeto como um todo.

- Desenvolver a socialização.

- Apresentar e treinar a disciplina como forma de atingir os objetivos;

- Despertar e incentivar a criatividade;

- Aprimorar o senso rítmico;

- Valorizar a integração e o trabalho coletivo.

Para isso, utilizamos jogos cooperativos, lúdicos, individuais e coletivos. Priorizando o planejamento compartilhado com os alunos e equipe de profissionais do projeto. As improvisações, jogos de musicalização e livre expressão com música também colorem nossas oficinas.

Os jogos para a percepção do corpo, exploração do espaço e corpo no espaço, a leitura e narração fazem parte do trabalho.

No início, foi complicado pois a convivência entre eles era bastante espinhosa, com muitas implicâncias, discriminações e até bulling. Demoramos um tempinho até que eles tivessem noções de convivência pacífica, e limites e essas dificuldades foram superadas com o apoio da equipe de profissionais, através de muitas conversas e ações pontuais.

A formação efetiva de vínculos está em constante desenvolvimento, o grupo deve ser fortalecido no que tem de melhor, bem como a capacidade de se expressar artisticamente, seja através das palavras, poesias, músicas, dança e teatro.

Não se tem por princípio a preocupação de montar nenhum espetáculo, mas pequenas esquetes onde expressem valores, temas e interesses individuais e coletivos. Tampouco se tem pretensões terapêuticas mas acaba-se por auxiliar a detecção de problemas mais graves individuais e do grupo, relacionados a atuação, auto-compreensão, socialização, aprendizagem cognitiva e emocional, modificações comportamentais, além da saúde física e psicológica, autonomia e liderança, servindo como um apoio também para o restante da equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário